WP Super Cache Imagem de destaque

WordPress: Deixe seu site mais rápido com WP Super Cache


A cada ano que passa as pessoas que navegam por sites na internet ficam cada vez mais exigentes quando se trata de tempo de resposta. Conforme a tecnologia avança, ações de clique demandam respostas instantâneas, caso contrário você pode perder seu público (e, eventualmente, cliente) em poucos segundos. Sites construídos em WordPress por dependerem de uma linguagem interpretada (PHP) e tirarem proveito de um ecossistema rico em plugins – que, muitas das vezes, são instalados ao bel-prazer por usuários mais leigos – sofrem muito com um tempo de resposta lento em comparação à sites estáticos. Mas existiria uma forma de deixar seu site WordPress mais rápido do que ele é hoje? Com certeza sim e a solução para isso é o plugin WP Super Cache.

Como funciona no WordPress?


O WP Super Cache é um plugin responsável por gerar arquivos HTML estáticos do seu site WordPress. Isso significa que, em determinadas situações, seu servidor web irá exibir esses arquivos ao invés de processar scripts em PHP, o que irá trazer uma economia de banda considerável e aumentar o tempo de resposta dessa página para o usuário. Para compreender como essa estratégia funciona, imagine que a maioria dos visitantes do seu site irão sempre ver a mesma versão daquela página que está sendo exibida, ou seja, o conteúdo da mesma não muda com frequência, o que significa que pode ser reaproveitada sem ter de passar sempre pelo processo de interpretação citado acima. Ou seja, eles estarão vendo uma versão HTML estática dessas páginas.

Vejamos agora como podemos tirar proveito dessa técnica de maneira simples e rápida!

Site WordPress mais rápido Gif Please

Mão na massa


Para a instalação, basta visitar o site do plugin e, via protocolo FTP da sua hospedagem, encontrar a pasta wp-content > plugins e extrair lá o conteúdo do arquivo. Porém, a maneira mais rápida de se fazer isso é pelo próprio painel administrativo do WordPress:

No canto esquerdo do painel, vá em Plugins > Add New (ou “Adicionar Novo”, caso sua instalação do WordPress esteja em português), conforme imagem abaixo:

Imagem WordPress Novo Plugin

Depois da instalação concluída você vai encontrar as configurações do WP Super Cache dentro de Settings (Configurações) no menu lateral do seu painel do WordPress, conforme abaixo:

Imagem WordPress Configurações WP Super Cache

Habilitando o Cache

Configurar o plugin é super fácil. Na aba Easy (“Fácil”) A primeira coisa à fazer é habilitar o cache selecionando a opção Caching On, conforme a imagem:

Imagem WordPress Caching On

A estratégia de cache, conforme já mencionado, é responsável em gerar uma versão HTML estática dos seus arquivos PHP. Essa é a principal configuração a ser feita no plugin para que todo o resto funcione de maneira adequada.

Configurações adicionais

Na aba Advanced (Avançado) você tem várias outras opções e configurações adicionais para melhorar ainda mais o tempo de carregamento da sua página. Basicamente, recomendo que você habilite todos os itens sugeridos (vem escrito “recomendado” ao fim de cada um) pelo plugin e que não vêem habilitados por default:

Imagem WordPress Aba Avançado

Uma vez que você tenha concluído essa tarefa, basta clicar no botão Update Status para que as modificações sejam aplicadas.


CDN

Na aba CDN (Content Delivery Network) podemos também habilitar o suporte ao mesmo selecionando Enable CDN Support:

Imagem WordPress Aba CDN

CDNs permitem que arquivos do seu website sejam servidos por servidores diferentes, o que os tornam independentes de um local fixo (o servidor da sua hospedagem, por exemplo). Isso permite que um usuário que acessa seu conteúdo em um país diferente, por exemplo, baixe essas informações de um servidor que esteja mais próximo à ele, tornando o processo ainda mais rápido.

Preload

Na aba Preload você pode selecionar Preload mode caso queira criar um arquivo de cache sempre que um usuário acessar seu site Wodpress pela primeira vez. Recomendado se você procura um melhor posicionamento do seu site no ranking no Google.

Há uma opção de Refresh preload cache onde você pode descrever exatamente o intervalo (em minutos) que você quer aplicar essa configuração de cache. É importante que você não deixe essa opção zerada a não ser que você queira sempre excluir seu cache manualmente de tempos em tempos. O recomendo é deixar em 720 minutos (de 12 em 12 horas) ou 1440 (24 horas) para que o mesmo seja limpo e o preload possa atualizá-lo automaticamente:

Imagem WordPress Preload

Caso queira, você também pode habilitar a opção de preload para categorias e tags dos seus posts, conforme a imagem.

Não se esqueça de pressionar o botão Save Settings (Salvar) sempre que concluir uma atualização dessas configurações.

Conclusão


E é isso! Uma vez que você tenha concluído essas configurações básicas do plugin, é provável que você e seus usuários já percebam a diferença de performance em muito pouco tempo, principalmente se o seu site já tem bastante conteúdo e já recebe uma quantidade razoável de visitas. Lembre-se que sites muito lentos são “punidos” por motores de busca como o Google, o que afeta negativamente seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

E você, já usa o WP Super Cache no seu site? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.

Compartilhe:

Sobre o Autor

Carlos Cabral

Twitter

Carlos é autor de livro e designer de personagens. Atua como coordenador criativo e Lead Designer na Abacomm. É apaixonado por HTML5, JavaScript e cultura pop.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *