Problema na relação com investidores
A Fibria Celulose S.A. é uma empresa líder mundial na produção de celulose de fibra curta de mercado, com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose de mercado. Por ser uma S.A. de capital aberto, e ter ações negociadas no Brasil (BVMF: FIBR3 ) e Estados Unidos (NYSE:FBR), a área de RI (Relações com Investidores) da empresa tem que se preocupar em criar e manter canais diretos com seus investidores. Isto é necessário para atender a obrigações da legislação dos paises onde os papéis são negociados, e para garantir uma comunicação efetiva e sem boatos com seus investidores. Indiretamente, a maturidade dos processos de RI de uma empresa como a Fibria também é avaliada pelos investidores através do ferramental utilizado, o que se estende aos apps móveis.Abordagem
A Fibria procurou a Abacomm em 2012 para desenvolver seu aplicativo móvel. A demanda exigia que a ferramenta fosse elegante, extremamente fácil de utilizar, e integrada com as demais fontes de informação para os investidores. Qualquer divergência de conteúdo ou de “timing” poderia trazer problemas graves. A Ferramenta também requer um suporte contínuo e eventualmente emergencial, devido a intensa dinâmica do mercado, aos usuários.
Solução
A abacomm desenvolveu a aplicação para as diferentes plataformas (iphones, ipads, android) e o serviço de retaguarda (CMS) para integração com as fontes de conteúdo. A aplicação foi desenvolvida utilizando-se técnicas de carregamento de conteúdo sob demanda, tornando-a leve (principalmente no primeiro download) e gradativamente rica em conteúdo a medida que utilizada. Na sua construção, também foram utilizadas funcionalidades de monitoramento não invasivo (statistics) através da incorporação do Flurry Mobile Analytics. Com esta funcionalidade, a Fibria consegue detectar os conteúdos mais acessados e a forma com que isto acontecia, podendo atuar na melhoria contínua da efetividade do canal.