Em 2011, a agência de telecomunicações do Brasil definiu que os números de linhas móveis ganhariam um dígito adicional (9digito) para poder atender a demanda por linhas. A mudança ocorreria gradativamente entre 2012 e 2016. Mesmo gradativamente, esta mudança causaria um grande incomodo aos usuários de agendas com muitos contatos para atualizar.
Portando, criamos o 9digito para ajudar os donos de smartphones que possuem muitos contatos na sua agenda, nesta alteração mandatória. Alguns usuários chegam a ter mais de 1000 contatos a serem atualizados. Além de atualizar os contatos com o nono-dígito, considerando apenas as regiões que estavam sujeitos a esta mudança em cada um dos momentos, a aplicação também padroniza os números de telefone, e também acrescenta o código de operadora de longa distância (15-Vivo; 21-Embratel; 31-Oi; 41-TIM).
Para a primeira rodada de atualizações (Jul de 2012), o desenvolvimento dos apps e a estratégia de lançamento, focada em influenciadores digitais, foi criada e executada em um período de 2 meses. No primeiro dia apenas foram + de 10.000 downloads.
Um dos obstáculos a serem vencidos foi a precisão (zero erro) na manipulação das diferentes implementações de agendas de contatos, principalmente quando estes estavam sendo sincronizados com alguma plataforma de gestão de emails e contatos. Adicionalmente a este cuidado, o aplicativo também fazia um back-up da agenda antes de começar a manipulá-la, permitindo a reconstrução original se fosse desejado.
O aplicativo ficou no topo da lista de aplicativos pagos da AppStore durante um mês. A Mídia especializada (Macworld) celebrava o 9Digito da Abacomm como o melhor aplicativo para este propósito. Algumas operadoras (inicialmente a OI e posteriormente a Embratel) contrataram versões customizadas da aplicação para ceder gratuitamente para seus clientes.
Ao final de 2016, o aplicativo ja tinha sido utilizado por mais de 1 milhão de usuários distintos. Realizou atualização de 1/2 bilhão de números em agendas de smartphones.
Este volume de adeptos demonstra o domínio da Abacomm sobre o nível de usabilidade requeridos, assim como seu espírito de ousadia mercadológica. O sucesso de um app B2C, para uma organização B2B fez crescer o orgulho da nossa proposta de trabalho.