DogsApp

Redesign DogsApp: aplicativo ganha nova identidade

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente e de forma sistematizada, um nome, uma idéia, um produto, uma empresa ou, hoje em dia, um aplicativo.

Para aplicativos móveis, é essencial que a idéia, a identidade visual e interface estejam em sinergia. A interação com o usuário é rápida e fugaz, a “concorrência” (qualquer outro aplicativo) está a um swipe de distância. Perder a atenção do usuário pode significar perdê-lo para sempre. Neste cenário o bom design e a consistência visual podem ser a isca perfeita para fazer o usuário descobrir como o seu aplicativo oferece uma experiência legal.

O DogsApp é um aplicativo que se propõe a ajudar cães (e seus donos) a acharem novos amigos. O aplicativo foi inicialmente desenvolvido para android e depois para IOS. Mas enquanto o aplicativo evoluía, sua identidade visual permaneceu a mesma.

DogsApp - Logo antigo

DogsApp – Logo antigo

O conceito do desenho – a união da pata de cachorro e do coração – estava alinhado com a proposta do aplicativo. No entanto, o logotipo como um todo era pesado e apresentava problemas técnicos de leitura e aplicação. O desenho era cheio de pequenos detalhes, desnecessários, que traziam problemas quando aplicado no ícone do app. Resumindo, estava na hora de um redesign!

Redesign do Logotipo

Mantivemos o conceito da “pata-coração” pois era um conceito simples o suficiente para ficar na memória do público-alvo, mesmo com todos os defeitos do logotipo anterior. A primeira providência foi separar o lettering do símbolo para melhorar a legibilidade e aplicabilidade do logotipo. Outro ponto importante era simplificar o símbolo que deveria ser eficiente como ícone do aplicativo. Linhas simples e exatas tomaram o lugar do desenho rebuscado.

conceito visual

Conceito: DogsApp é amor! 🙂

Além disso, o ícone deveria transmitir o feeling leve e divertido do aplicativo que se propõe a conectar os cães (e seus donos) e a criar novas amizades. Então o desenho foi rotacionado a 45o dando uma percepção de movimento e abertura.

conceito visual

Inclinação de 45o para dar a sensação de movimento e abertura.

A tipografia do lettering precisava ser modificada. A fonte usada – Franklin Gothic Heavy – era pesada demais e parecia antiquada.Uma tipografia mais leve e amigável, alinhada com as formas do novo ícone foi escolhida. O espaçamento entre letras foi trabalhado para dar mais harmonia à escrita do nome do aplicativo.

tipografia

Escolha de uma nova fonte mais leve, mais amigável e com boa legibilidade.

O logotipo final ficou com o símbolo alinhado à direita do lettering. A leitura da esquerda para a direita reforça a idéia de movimento. Mantivemos a cor original, pois é ela a principal cor da interface do aplicativo.

Logotipo

Alinhamento final do logotipo – lettering + símbolo

O ícone ganhou um degradê – o mesmo usado na navbar – que segue o movimento da pata.

Ícone do aplicativo

Ícone do aplicativo

A certeza de que fizemos bem o dever de casa veio com o comentário do criador do aplicativo:

“O resultado ficou excelente! Bonito, leve, divertido, elegante e, definitivamente, profissional. As aplicações ficaram muito interessantes, principalmente na tela do celular, entre os outros apps ele chama a atenção, diz que está ali e pede para ser clicado.”

O novo logotipo deverá evoluir para uma nova identidade forte e consistente. Os primeiros passos serão atualizar ícones e site e seguir até normalizar todos os pontos de contato. Assim queremos trazer mais chances para o serviço mostrar como a experiência de encontrar um amigo para o seu melhor amigo pode ser divertida.  🙂

DogsApp - logotipo positivo

DogsApp – logotipo positivo

DogsApp - logotipo negativo

DogsApp – logotipo negativo


Faça download do DogsApp na Apple Store ou Google Play Store.

Compartilhe:

Sobre o Autor

Dani Lima

Facebook Twitter Google+

Designer por paixão, criadora por vocação. Dona de uma eterna vontade de tornar o mundo visual em que estamos mergulhados, mais vivo e interessante. Corredora, mãe e whovian - não necessariamente nesta ordem.

Comments 1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *