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Estudo de caso: Identidade Visual para o produto FluxControl

O FluxControl é um sistema criado por Gustav Meirinho. Ele nasceu da necessidade de dois escritórios de correspondentes. Eles precisavam gerenciar melhor as informações dos processos de seus clientes. Seu maior problema era a quantidade de informações trocadas por email. E a gestão era feita através de planilhas excel. Ou seja, um sistema nada confiável.

Um escritório de correspondentes cuida dos processos de grandes empresas fora dos grandes centros. Como o acompanhamento do processo precisa ser local, o advogado correspondente cuida de processos em uma cidade específica. Assim, advogados não precisam se deslocar entre diversas cidades para acompanhar os processos. São  centenas, ou até milhares, de processos por mês. É preciso controlar as datas de audiência, os documentos de defesa, a alocação dos advogados, o andamentos dos processos e mais toda a rotina diária do escritório.

O sistema foi criado e constantemente aperfeiçoado para aumentar a eficiência da gestão. Funcionou tão bem que começou a chamar atenção de outros escritórios de advocacia e também de seus clientes.

Com o sucesso do sistema, seu criador percebeu que estava na hora de transformá-lo num produto. Para isso iniciou uma parceria com a Abacomm – empresa de tecnologia que fica responsável por cuidar, comercializar e melhorar o produto (web e mobile). Desta forma, a iniciativa pioneira criada para dois escritórios de correspondentes não entra em conflito com a ética necessária para entregar um produto que vai lidar com informações jurídicas sigilosas.

 

O Briefing

O FluxControl tem a grande vantagem de ser um produto já testado e aperfeiçoado em campo. Sua capacidade de melhorar a produtividade, reduzir tempos de resposta e enxugar custos é comprovada. O sistema pode capacitar escritórios de advocacia a crescer sem inflar sua estrutura e ainda melhorar muito a qualidade do serviço prestado. E por um custo viável até para pequenos escritórios.

FluxControl é um produto eficiente, simples, ágil e inteligente. Traz inovação numa área onde o uso da tecnologia ainda é muito limitado. Por isso a marca deveria unir a formalidade e seriedade do mercado jurídico com a modernidade e agilidade das plataformas móveis e web atuais. Mas não poderia “ter cara de escritório de advocacia” e deveria “ter jeito de startup” – segundo o briefing recebido.

Além disso, o símbolo da marca deveria funcionar como ícone da versão móvel do sistema que será criada em breve como parte do plano de melhorias do produto.

 

O processo de criação

Como a marca não deveria “ter cara de escritório de advocacia”, logo descartei o uso literal de símbolos comuns ligados à área jurídica como o martelo e a balança. O símbolo precisaria de uma forma abstrata que mostrasse os valores de formalidade e modernidade, agilidade e inteligência, transformação e inovação.

Por isso, acabei optando por usar a letra “F” do nome como base para a criação do símbolo. O símbolo precisava ser fluido, ter movimento… Começei com alguns estudos com a letra “F”. A marca também precisava de uma certa formalidade e por isso meus estudos variavam entre uma linha gestual e algo mais geométrico.

Rascunhos iniciais para a criação da marca

Rascunhos iniciais para a criação da marca

 

Rascunhos iniciais para a criação da marca

Rascunhos iniciais para a criação da marca

 

Rascunhos iniciais para a criação da marca

Rascunhos iniciais para a criação da marca

Mas nenhuma destas duas direções parecia unir todos os conceitos necessários à marca. Tentei então encontrar um meio-termo. Movimento gestual nas linhas mas com uma construção geométrica.

Primeiro rascunho da solução final

Primeiro rascunho da solução final

 

Foi então que percebi que poderia trazer para o símbolo dois significados que dariam mais força à marca:

  1. O símbolo do infinito que representa movimento, continuidade e eterna transformação.
    Também é um símbolo matemático conhecido desde a antiguidade, passando a idéia de formalidade e inteligência.
  2. A balança representada por duas figuras de igual proporção e que é o símbolo jurídico para a justiça, mas que também é símbolo de equilíbrio, passando a idéia de eficiência e otimização. Usada de modo conceitual, não ficaria com “cara de escritório de advocacia”

 

Com estes conceitos fui chegando mais perto do desenho final. Além disto, o “F” estava ficando bem parecido com uma rúbrica, o que me parecia reforçar a idéia da formalidade e ética da marca.

 

Desenvolvimento

Com a idéia e o esboço da marca mais bem definidos era hora de passar para a construção da marca, finalizando o símbolo e adicionando um logotipo.

Criei um módulo semelhante a um prato de balança que, refletido diagonalmente, formava uma letra F. As curvas do desenho ajudavam a remeter ao símbolo do infinito.

Para aumentar ainda mais a sensação de movimento, dando mais modernidade a marca, decidi usar o símbolo inclinado a um ângulo de 15 graus.

 

Símbolo FluxControl

Símbolo FluxControl

 

O desenho era simples, claro e funcionaria bem sozinho, como um ícone.

Como o símbolo definido era hora de acrescentar o logotipo com o nome do produto.Escolhi uma fonte com desenho arredondado para criar sinergia com o símbolo. Uma fonte mais condensada deixava o nome mais consistente, contrastando com a leveza e desenho fluido do símbolo.

 

Logotipo FluxControl

Logotipo FluxControl

 

A espessura do símbolo e da fonte do logotipo é a mesma. O posicionamento foi escolhido para destacar o símbolo – que pode ser lido como um f minúsculo ou maiúsculo. Além disto, esta composição traz mais força ao conjunto através do contraste da leveza do símbolo e peso do logotipo.

 

A marca também ganhou uma versão de assinatura com um slogan. Como a marca é nova, o slogan é descritivo, deixando claro do que se trata o FluxControl.

 

Logotipo FluxControl com slogan

Logotipo FluxControl com slogan

 

Para a paleta de cores, escolhi trabalhar com azul e cinza. O azul é a cor com a menor taxa de rejeição e o cinza é uma cor considerada neutra. Mas para não abandonar o conceito moderno da marca, decidi por um tom de azul mais aberto, alinhado com as paletas de cores usadas atualmente em aplicativos móveis.

 

Além disso, a partir das cores principais, criei uma sugestão de paletas de cores complementares que poderão ser aplicadas à interface do sistema.

 

Paleta de cores - identidade visual FluxControl

Paleta de cores – FluxControl

 

A identidade

Como se trata de um produto jurídico, que deve passar seriedade, optei pela criação de uma identidade visual limpa e simples. Explorei o desenho geométrico do símbolo para criar padrões visuais e usei a cor da marca junto com um tom claro para complementar.

 

Identidade Visual - FluxControl

Identidade Visual – FluxControl

 

Além disso, sugeri o uso de texturas de madeira em imagens no site e redes sociais. Associada à cor da marca, a madeira dá um ar elegante e sólido à marca.

 

FluxControl - Facebook

FluxControl – Facebook

 

Resultado

O resultado é uma marca pronta para encarar o desafio de representar um novo produto num mercado que carece mas resiste à inovações tecnológicas. O FluxControl tem o potencial para ser um vetor positivo na melhoria do sistema jurídico brasileiro, trazendo eficiência e agilidade para escritórios e advogados. Segundo Gustav Meirinho, criador do sistema:

 

“O resultado superou em muito as expectativas! Trouxe leveza, sem deixar de passar a segurança necessária. A identidade visual agora está totalmente alinhada com o produto e passa exatamente o que ele é: ágil, inovador e seguro.”

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Sobre o Autor

Dani Lima

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Designer por paixão, criadora por vocação. Dona de uma eterna vontade de tornar o mundo visual em que estamos mergulhados, mais vivo e interessante. Corredora, mãe e whovian - não necessariamente nesta ordem.

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